Início     English      Español

 

Leve a tua cruz

 

Você já pensou alguma vez que teria que levar uma cruz?  Não deve estranhar
de que teria que fazê-lo, porque Cristo mesmo o fez.  Na Bíblia lemos que quando Cristo estava indo para a crucificação, o obrigaram à levar a sua cruz. Escorrendo da sua coroa de espinhos, o sangre manchou o seu rosto. A carne das suas costas foram moídas pelos chicotes dos soldados. Debilitado e em agonia, quase não podia suportar essa pesada cruz. Cristo não se agradou em levar a sua cruz ao Calvário, porque sabia que teria que morrer nela.

No entanto, o fez para salvar-nos. Tampouco é agradável para nós tomarmos nossa cruz, mas temos que fazer isso para sermos salvos. Escute, amigo. Ouça a voz de Jesus, forte como sempre: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

O quê significa tomar a cruz? A cruz é um instrumento de morte. Cristo levou a sua cruz e morreu nela. Ao morrer, deixou o seu corpo humano e ressuscitou com um corpo novo. Nós encontramos a nossa cruz pela primeira vez quando chegamos ao pé da cruz de Cristo. Ali nos damos conta de que a nossa vontade cruza com a de Deus. Ao arrepender-nos e render-nos a ele, morremos com ele para com os nossos próprios desejos carnais. Ressuscitamos com ele para uma vida nova. Isto é o que significa tomar a sua cruz. Tomará você esta cruz?  A
levará cada dia?  Levar a cruz é crucificar-nos cada vez que a nossa vontade cruzar a vontade de Deus. É seguir no caminho glorioso de Deus.  Mas, se você seguir no caminho dos prazeres mundanos, não a levará. Assim a cruz será um testemunho contra você no juízo final.

Os dois caminhos No caminho glorioso Cristo perdoa os nossos pecados. Em tudo quanto
pudermos, nós faremos de maneira reta, pagando o roubado e corrigindo as
mentiras. Com a sua ajuda vencemos todos os vícios.  Seguimos fielmente os ensinamentos da Bíblia.

Nesse caminho, os amigos pecaminosos zombam de nós. Talvez sofreremos perseguição por causa da justiça. Sim, no caminho traçado por Jesus teremos que levar a cruz.  Jesus afirmou assim: “Se alguém quer vir após mim...tome cada dia sua cruz, e siga-me.” Isto quer dizer que morremos para com a nossa vontade para fazer a vontade de Deus. É difícil, mas Cristo mesmo nos acompanha no caminho e nos ajuda. Ele nos dirige pela Bíblia. Nos fortalece por meio dos irmãos de uma igreja bíblica.

 No caminho dos prazeres mundanos servimos ao diabo. Os prazeres mundanos nos amarram com laços de maus hábitos. Não levamos a cruz, senão uma carga de pecado e culpa. Não podemos desfazermos disso, senão somente por levar a cruz.

Qual caminho escolherá?

A Bíblia diz: “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” Seguir no caminho dos prazeres e dos pecados nos leva ao inferno eterno.

Tomar a cruz e seguir no caminho de Deus nos traz alegria e nos leva ao céu.

Cristo levou a sua cruz, e foi crucificado para abrir-nos o caminho glorioso. Assim ele nos salva do pecado e do inferno. Receberá a Cristo? Caminhará no caminho da sua vontade? Levará a tua cruz?

Só assim poderá entrar na glória com Ele.

-Dallas Witmer