Início     English      Español

 

A igreja cristã

 

Descubra este enigma: Que coisa vivente é tão grande como a terra, cheia de luz, comprada com sangue, inconquistável, e que sustenta somente a verdade? A resposta está escrita na capa deste artigo. Somente a igreja cristã pode ser tudo isso. Deus na sua palavra a descreve assim, chamando-a de esposa deCristo, Jerusalém, a celestial, e a coluna e baluarte da verdade. Também sabemos que Jesus foi crucificado, derramando seu sangue com o qual comprou a igreja para si mesmo. Cristo garante a seus discípulos que, “as portas de inferno não prevalecerão contra ela”. Que privilégio é ser parte desta igreja!

A nossa próxima pergunta é esta: À parte dos simbolismos já mencionados, em que, pensa você, que consiste a igreja cristã? É a igreja, aquele edifício grande que se encontra  em  frente  ao  parque?  É  certa congregação ou uma  organização?

Precisamente,  o que é?

A igreja cristã: Que frase mais conhecida, porém, tão cheia de significado! A igreja cristã é o corpo de crentes salvos pelo sangue do Senhor  e fiéis à sua palavra. Deus ama a igreja. Por que usamos no sentido singular? Não há muitas diferentes “igrejas cristãs? Poderíamos mencionar a igreja católica, a batista, a metodista, a menonita, a pentecostal, a assembléia de Deus e muitas outras mais. Não são todas boas? Não pode referir-se a todas como “igrejas cristãs”?

Sem dúvida, o nosso mundo inteiro é melhor por causa das igrejas. A influência de muitas igrejas tem contribuído para o bem estar de muitos por meio de suas obras de caridade.  A norma de viver e a moralidade de muitas comunidades tem aumentado por estabelecer-se ali uma igreja. Certamente, milhares de pessoas tem sido salvas, transformadas de pecadoras a santas pormeio da obra missionária de várias igrejas evangélicas. Mas, amigo, temos que ser francos:  a Bíblia é uma; Deus é um; Cristo é um; o Espírito Santo é um; a igreja cristã é uma, não muitas. Todo o bem que uma igreja possa fazer, não compensará a sua desobediência aos claros ensinos da Bíblia. A verdadeira igreja cristã obedece a Bíblia toda.  O propósito deste artigo não é para exaltar uma denominação e declarar que  esta é a igreja e nenhuma outra. Neste artigo queremos tratar da alta norma da Bíblia para a igreja cristã. O Novo Testamento, que é o único livro de suprema autoridade para o cristão, apresenta princípios claros à respeito do que deve ser a igreja. Por meio deste estudo bíblico e através do seu próprio estudo da Bíblia, você poderá averiguar se há na sua comunidade, uma igreja que merece levar este título excelso: A igreja cristã. Como o seu nome sugere, a igreja cristã foi estabelecida por Cristo. Ele comprou-a com o seu sangue (Atos 20:28). A fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, é a crença mais fundamental da igreja. Para dar valor a esta crença em sua vida, a pessoa tem que crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus (Mateus 16:16). Quando Pedro primeiramente confessou que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, Jesus declarou que sobre esta pedra, (sobre ele mesmo, o Filho de Deus, não sobre Pedro), ele edificaria a sua igreja. Todo aquele que quiser ser membro desta igreja tem que confessar assim como Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Sua pureza

Hoje em dia entre tantas igrejas que se chamam cristãs, a igreja verdadeira será reconhecida primeiramente pela sua pureza. “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,  nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:25-27).

Esta descrição da igreja imaculada não é somente um idealismo, mas uma realidade. Deus espera tal santidade e pureza da sua igreja, os redimidos pelo seu sangue. Nenhuma  igreja pode ser mais pura do que os membros que a compõem. A primeira chave, então, para manter uma igreja pura, é admitir nela somente pessoas que vivam vidas puras. Os administradores da igreja cristã devem permitir ser membros da congregação somente aqueles que são nascidos de novo e limpos no sangue de Cristo.  Um só pecado na vida de um só membro, mancha a igreja inteira.  Para retirar esta contaminação, ou  esta pessoa terá que arrepender-se ou  terá que ser expulsa. “Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento” (1ª Coríntios 5:6-7).

A excomunhão é o último passo da disciplina da igreja. A disciplina é a única maneira para limpar uma igreja contaminada. Há falsos mestres que dizem que “a igreja visível”; não  importa a Deus; que a ele importa somente “a igreja invisível”. A igreja invisível  e universal se compõe de todos os cristãos em todo o mundo que tenham o coração limpo e que seguem os ensinos da Bíblia. É verdade que ser membro de alguma congregação de crentes não garante que seja um cristão ou membro da igreja de Jesus Cristo. Mas,  o plano de Deus é que todos os membros da igreja universal se congreguem em congregações locais. Julgando pelas suas obras, os administradores da igreja, devem excluir da congregação a todo aquele que não é membro de verdade da santa igreja do Senhor Jesus.

Em todo o Novo Testamento lemos sobre a igreja organizada em congregações. O apóstolo João no livro de Apocalipse escreve à igreja em Éfeso, à igreja  em Pérgamo, à igreja em Tiatira, etc.  O Senhor hoje em dia também se dirige a congregações organizadas, não somente  a indivíduos isolados. A igreja cristã, pois, é tão visível como o homem cristão. Somente uma igreja visível, uma congregação, satisfaz o requisito de ser “a luz do mundo” (Mateus 5:14). Em toda comunidade as pessoas podem dizer: “Ali está uma verdadeira igreja cristã!” Que  lástima  que  isto  não  se  possa  dizer  da  grande maioria das comunidades.

O Senhor tem tanto interesse em sua igreja que ele deu muitas instruções no Novo Testamento relativas a seu bem estar. Note agora algumas destas instruções relacionadas a como mantê-la pura. A pregação da palavra é um método que Deus ordenou para preservar a pureza da igreja.

Conjuro-te.., que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes,  com toda a longanimidade e doutrina” (2ª Timóteo 4:1-2). A disciplina da igreja é outro método. Isto é feito tanto para salvar ao errante como para advertir aos demais. Se excluirmos o pecador  do corpo de Cristo, então  a  sua influência não  obscurecerá  a luz do testemunho que brilha da igreja. Há  trés  classes  de  disciplina  que  se aplicam  à três classes  de pecado na  igreja. No caso de ofensas pessoais, o errante deve ser admoestado três vezes. “Se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou  três testemunhas toda a  palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e  publicano” (Mateus 18:15-17).

Aquele que causa divisões na igreja deve ser admoestado duas vezes. “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tito 3:10). O pecador queabertamente comete graves pecados, deve ser expulso sem nenhuma admoestação. “Não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou  maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais... Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo” (1ª Coríntios 5:11, 13). O juízo ou a disciplina da igreja são para a salvação daquele que peca. Isto o ajudará a entender quão grave é o seu pecado. Quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1ª Coríntios 11:32). O juízo e a misericórdia do  Senhor se unem na disciplina da igreja. A igreja que não  a pratica é injusta e cruel. Não pode ser a verdadeira igreja cristã. “A igreja do Deus vivo, [ é ] a  coluna e firmeza da verdade” (1ª Timóteo 3:15).

A separação do mundo

O povo de Deus em todas as épocas tem se mantido separado do mundo. Quando não se pode ver uma distinção clara entre a igreja e o  mundo, então, a igreja não pode considerar-se como a verdadeira igreja cristã. Os ensinos do evangelho de Cristo se opõem diretamente à natureza humana. “A amizade do mundo é inimizade contra Deus”; (Tiago 4:4). A igreja de Cristo, sendo tão santa e pura, mostrará a sua separação do mundo em seu modo de viver, de falar, de vestir-se e ainda em seu pensar. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12:1-2).

A desconformidade a este mundo significa em linguagem clara,  a separação do mundo. A renovação do nosso entendimento mudará completamente a nossa maneira de pensar. Quando a mente muda, tudo muda. Todas as atrações do mundo perdem a sua atração. Ao converte-se, a pessoa não desejará outra coisa senão, somente servir ao Senhor e obedecer a sua santa vontade. Tal desejo lhe fará apartar-se do mundo sem muito esforço de sua parte. Uma área onde a nossa separação do mundo se faz muito evidente é quanto a não resistência ao que é mal. “Não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;.., e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes... Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazeibem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:39-45).

Quem, amando o inimigo, o matará na guerra? A igreja cristã não incluirá como membro a ninguém que faça parte do  exército, nem da polícia. Tampouco receberá a alguém que é funcionário público que tenha que exercer a força da lei. Todo pleito, luta  e contenda não farão parte da vida de alguém que se converte. Nada disto terá parte alguma na vida do membro da igreja cristã. A Bíblia ensina uma clara separação entre a igreja cristã e o estado civil. Os que governam nos assuntos do mundo tem uma obra muito diferente da missãoda igreja. Leia Romanos 12 e 13. Estes capítulos põem em oposição a obra dos dois. Ao cristão, Deus manda que não se vingue, mas, que vença o mal com o bem.  Mas, o estado tem sido estabelecido por Deus para fazer cumprir a lei.

Como cristãos devemos obedecer toda lei que não se oponha a lei  de Deus. Mas, não podemos levar a espada que castiga ao malfeitor porque Cristo nos manda colocar a espada em seu lugar (Romanos 13:4; Mateus 26:52). Os administradores da lei são servos de Deus, mas, não filhos dele, como são os cristãos. Aquele que vota nas eleições se faz parte do governo do estado.

 Qual será pior, ser prefeito ou fazer outra pessoa prefeito? Em um governo democrático toda a população governa: a menos que não vote. Sendo assim, não votar  é  a  única  posição que a igreja cristã pode tomar. A política é deste mundo.

Suas ordenanças

A igreja cristã reconhece sete ordenanças bíblicas. As ordenanças são símbolos terrenos, dados como mandatos inequívocos da Bíblia, que nos recordam princípios celestiais. São as seguintes:

1. O batismo com água. Esta ordenança é dada numerosas vezes no Novo Testamento: “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). Significa  espiritualmente  a  indagação  de  uma  boa  consciência  para com Deus. “Agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1ª Pedro 3:21).

2. A santa ceia. Cristo a instituiu e disse: “Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). “Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciaisa morte do Senhor, até que venha” (1ª Coríntios 11:26). O sofrimento e a morte de Cristo são a base da nossa salvação. Cristo quer que não esqueçamos desta grande verdade. A santa ceia perde o seu valor espiritual quando se celebra com pecadores. “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para a sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e  muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados .[um pelo outro] Mas,  quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1ª Coríntios 11:29-32).

3. O lava-pés é uma  ordenança que Jesus instituiu imediatamente depois da última ceia da páscoa. Ele disse : “Se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros” (João 13:14). Neste humilde ato de servidão, o Senhor soberano deu o exemplo perfeito da humildade e da igualdade para seus seguidores. A humildade e a  igualdade são essenciais para a unidade e o amor na igreja. Sem estas,  a igreja perdea sua alma. A perda desta ordenança é um dos primeiros passos que conduz a esta triste fatalidade.

4. O véu da mulher cristã é sinal de sua submissão à autoridade  do homem, de Cristo e de Deus, que constituem sua cabeça.  Segundo 1ª Coríntios 11, ter a cabeça descoberta, lhe é vergonhoso. Sem o véu não poderá orar e nem profetizar. O véu não possui poder mágico, mas a obediência sim, atrai o poder divino e bênção sublime. Permanece o mandamento divino: “Que ponha o véu” (1ª Coríntios 11:2-16).

5. O matrimônio é também uma ordenança com muito significado espiritual. Tem a história mais longa do que qualquer outra ordenança, pois Deus a instituiu no Éden. É para a pureza da raça humana, sua felicidade e a propagação da humanidade. Enquanto viver os cônjuges, o seu casamento nunca poderá ser anulado. “Não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). A Bíblia proíbe o divórcio e as segundas núpcias (Mateus 5:32; Marcos 10:11-12; Romanos 7:1-3).

6. O ósculo santo demonstra o amor, a unidade  e a santidade que existem  na associação cristã. Este mandamento se encontra cinco vezes no Novo Testamento (Romanos 16:16; 1ª Coríntios 16:20; 2ª Coríntios 13:12; 1ª Tessalonicenses 5:26; 1ª Pedro 5:14). O ósculo santo não é o beijo comum quese usa para mostrar afeição natural. Entre membros da igreja cristã, o ósculo santo se pratica irmão com irmão e irmã com irmã como sinal de amor santo.

7. A unção com azeite. Esta ordenança é para a saúde do corpo. O azeite não cura, mas “o Senhor o levantará”. Tampouco a fé o curará. Contudo, com a oração de fé, encomendamos o enfermo ao Senhor. Pedimos que o Senhor o cure se for de sua santa vontade, ungindo-o com azeite, conforme o texto de Tiago 5:13-16.

A apostasia

Tratamos brevemente do ensino de Cristo e dos apóstolos quanto a igreja cristã. Talvez esta pergunta o surpreenda agora: “Por que não vemos nenhuma igreja hoje em dia que pratique estas normas bíblicas ?” ou  “Por que há tão poucas que as praticam ?” A resposta à estas perguntas daremos em poucas palavras: é por causa da grande apostasia. 

Apostasia quer dizer  “queda da igreja das altas normas bíblicas”. Esta queda é uma tragédia. Traz grande engano que faz perder a milhões de almas. A apostasia da igreja foi predita ainda nos primeiros anos da igreja primitiva. Cristo mesmo disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus” (Mateus 7:21). O apóstolo Paulo adverte: “O dia de Cristo... não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do  pecado, o filho da perdição” (2ª Tessalonicenses 2:2-3). Falando à igreja infante de Éfeso, Paulo aflito disse: “Eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (Atos 20:29-30). E outra vez á Timóteo escreveu:  “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios” (1ª Timóteo 4:1).  Amigo, vivemos nesses últimos dias. Por todos os lados pode-se observar igrejas que não praticam as altas normas da Bíblia. A estas mesmas, se referiu o apóstolo quando disse: “Apostatarão alguns”. As profecias tem se cumprido. A vinda do Senhor já se aproxima. Vigiai, cristão! “Vigiai e orai , para que não entreis em tentação.”; O perigo de deixar a fé é maior agora do que nunca, pois existem muitas igrejas falsas e as outras tentações diabólicas não diminuem.

A esperança

Quase todas as igrejas apostataram e agora, o que diremos?  Lamentaremos e diremos que não há esperança? Nunca! Pois há esperança. Enquanto as igrejas estão indo de mal à pior, a Bíblia permanece a mesma. Deus é o mesmo, e seu Espírito Santo estará conosco se sinceramente quisermos voltar à Deus. O Senhor Jesus Cristo pode salvar a pecadores hoje em dia. Ele quer edificar a sua igreja de hoje em dia, sobre a mesma base que tinha a igreja primitiva. E a igreja cristã que ainda mantém a norma bíblica, é a única luz neste mundo obscuro.  É a única saída que preserva a terra da ira de Deus. Levantemo-nos e  edifiquemos.  A obra é grande. Se na sua cidade ou bairro ainda não tem uma igreja cristã no sentido bíblico, então, daremos à você três pontos que são chaves para o avivamento verdadeiro. Estes tem que preceder ao estabelecimento de uma igreja bíblica em qualquer comunidade.

1. Limpe o seu próprio coração e sua vida de todo pecado. Não passe nada por alto. Não se justifique nem no menor pecado. Seja honrado consigo mesmo. Jejue e ore, pedindo ao Senhor que lhe mostre qualquer traço de pecado que permaneceu na sua vida ainda.  Pesquise o Novo Testamento e aplique na sua própria vida tudo o que o Espírito Santo lhe revelar ali. Arrependa-se de todo pecado, não importa quão pequeno pareça. Confesse-o e deixe-o por completo. Agora o avivamento começou. Você tem sido avivado.

2. Ore e jejue por outras almas: sua família, seus vizinhos, seus companheiros de trabalho. Fale do seu interesse com outras pessoas que querem ver um avivamento e o estabelecimento de uma igreja bíblica em sua comunidade. Purifiquem-se como grupo, não importa que sejam poucos e orem regularmente por uma igreja bíblica. Continuem pesquisando a Bíblia juntos  e obedeçam qualquer ensino que encontrem ali.

3. Procure uma igreja bíblica. Talvez saiba de uma em outra parte. Pode não ser fácil, ou  que não  a encontre rapidamente, mas, se procurar com coração sincero, será recompensado. Não se satisfaça até encontrar uma que ensine epratique todos os mandamentos e ordenanças da Bíblia. Quando a encontrar, dé graças à Deus. Ele te  guiou.  Agora  o  seu  dever  será  submeter-se  a  ela,  pois, a  igreja  bíblica é a  porta-voz de Deus no mundo. Com a ajuda dos irmãos nesta igreja,  poderá estabelecer uma igreja cristã na sua comunidade que brilhará como luz para o mundo e que alcançará a muitas outras almas perdidas. “Sobre esta pedra edificarei a  minha  igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

—Dallas Witmer


Todos os textos bíblicos citados neste artigo  fazem parte de: A Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida,  (ACF)  Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil © 1994,1995