El cristianismo primitivo--Primitive Christianity--O cristianismo primitivo

¡Bienvenido!------Welcome!------Bem-vindo!

Español--English--Português

A GRAÇA!

Tolerância?

Poder?

Fraqueza?

Indulgência?

Perdão?

Exigência?

Amigo cristão, o que significa a graça de Deus para você?

Significa “perdão, compaixão ou tolerância”?

Muitas pessoas demonstram por meio de suas vidas, que crêem que a graça de Deus é quase exclusivamente “o perdão não merecido” de Deus. Para estas pessoas, a graça de Deus supostamente perdoa-lhes qualquer pecado que cometam. Por meio de suas vidas cheias de religiosidades, mas carentes do poder divino, tais pessoas anunciam a todo o mundo: “Podemos viver da forma que quisermos e se pecarmos, a única coisa que necessitamos fazer é pedir o perdão de Deus, pois a sua abundante graça sempre nos perdoará.

Glória a Deus! Aleluia!” Isto para eles significa “estar livres da lei”. Tais indivíduos imaginan que estão livres do pecado do legalismo e se sentem convencidos que estão bem com Deus por causa da sua abundante graça.

No entanto, aqueles que vivem desta forma são precisamente o tipo de pessoas a quem se refere em Judas versículo 4: “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.”

A Bíblia, em Romanos 6:1 e 15, faz as seguintes perguntas: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? (...) Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?” O que você acredita, amigo leitor? Sim ou não?

Bem, é evidente que se a graça de Deus fosse apenas o perdão de Deus, concedido de forma indiscriminada a todos os que o pedissem, a resposta para as perguntas citadas em Romanos 6:1 e 15, seria um ressoante: “Sim, como não! Porque quanto mais pecamos, tanto mais poderá Deus demonstrar a sua abundante graça em nós!” Mas, qual é a resposta que a Bíblia dá para estas perguntas? Tanto o versículo 2 como o 15, dizem: “De modo nenhum”. Ou seja, de modo nenhum devemos pensar que a graça de Deus consiste no perdão que ele supostamente concede de forma indiscriminada a todos os que o pedirem e que tudo acaba aí. Então, o que é a a graça de Deus? Qual é o verdadeiro significado bíblico da graça?

Notemos primeiramente o significado da palavra original grega. A concordância Strong, define: Graça: “A influência divina sobre o coração, e seu reflexo na vida”. Observou isto? Que extraordinário! Que significado mais nobre é atribuido a palavra graça. Toda a Bíblia concorda com este significado em todos os versículos onde expõe sobre como é e o que é a graça de Deus. Por exemplo, vejamos uma passagem bíblica no livro de Tito. Tito 2:11–13, nos ensina como é realmente a graça de Deus: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.”

Você compreendeu? Estes versículos nos demonstram claramente que a graça de Deus não se refere únicamente ao perdão de Deus, mas que se refere especificamente ao poder que Deus nos dá para deixar de praticar o pecado em nossa vida diária e viver uma vida santa, dia após dia. Agora, a luz desta verdade bíblica, peço-lhe que leia outra vez, detidamente uma das passagens mais favoritas da comunidade evangélica: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:8–10).

Percebe agora a verdadeira mensagem que o Espírito Santo deseja comunicar ao nosso coração através destes versículos muitas vezes mal interpretados em Efésios 2:8–10? A graça de Deus de modo algum diminui a importância de viver uma vida santa, mas antes, a graça de Deus em nossas vidas aumenta a necessidade da santidade na vida diária.

Deus nos adverte em termos inequívocos: “Não recebais a graça de Deus em vão” (2ª Coríntios 6:1).

Graças a Deus pela sua abundante graça! Que a recebamos para a salvação de nossas almas.

Ernesto Martin

www.primitivechristianity.org

www.elcristianismoprimitivo.com

www.ocristianismoprimitivo.com

I exhort you that ye should earnestly contend for the faith which was once delivered unto the saints.  Jude 1:3

Me ha sido necesario escribiros amonestándoos que contendáis eficazmente por la fe que ha sido una vez dada á los santos. Judas 1.3

Tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 1:3