El cristianismo primitivo--Primitive Christianity--O cristianismo primitivo

¡Bienvenido!------Welcome!------Bem-vindo!

Español--English--Português

O Coração de Pedro

Pedro era um jovem hispânico. Um dia, enquanto passeava pelas ruas da capital de seu país, passou junto de um homem trabalhador que parecia ter uma alegria pouco comum em sua vida. Tratava-se de um crente. Pedro aproximou-se dele e conversou um pouco com ele. Depois o crente perguntou-lhe:

Pedro, conhece a Jesus?

Não —disse Pedro—, não o conheço. Quem é ele?

O homem explicou-lhe que Jesus havia nascido em um estábulo há muito tempo. Disse-lhe também que Jesus nasceu e viveu em circunstâncias muito pobres. Pedro escutou com muita atenção e seu coração emocionou-se profundamente. Pedro já sabia o que era não ter um lar. Ele conhecia também o que era ter frio e fome. Este bondoso crente continuou contando a ele como Jesus cresceu até transformar-se em um homem. Pedro se surpreendeu muito em saber que Jesus nunca havia feito nada de mal. Pacientemente e mostrando a alegria do Senhor, este trabalhador explicou a Pedro que Jesus era o Filho unigênito de Deus, e que Deus amou tanto o mundo que deu a Jesus para que morresse na cruz e levasse os nossos pecados em seu próprio corpo.

Mas se ele era tão bom — disse Pedro—, por quê permitiu que eles o crucificassem?

O homem lhe explicou que Jesus, mesmo tendo todo o tipo de poder, obedeceu a seu Pai, sabendo que morreria pelos pecados do mundo.

Por favor, conte-me mais a respeito de Jesus — disse Pedro. Então juntos chegaram a um lugar agradável debaixo de uma sombra e o crente começou a dizer-lhe:

Esta é uma história maravilhosa do amor de Deus. Jesus nos ama muitíssimo e está ansioso para ser nosso amigo. Mas existe outro que se chama Satanás que é o inimigo de nossas almas. Satanás neste momento está procurando destruir a você.

»A palavra de Deus nos diz: “Escolhei hoje a quem sirvais”. Diz também: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

»Pedro, se pudéssemos ver os nossos corações como os vê o olho de Deus, então nos sentiríamos surpreendidos e envergonhados diante dele.

O homem simpático mostrou a Pedro o seguinte quadro e disse-lhe:

Este quadro representa o olho de Deus que está presente em todas as partes. Ele vê tudo o que fazemos e sabe tudo o que pensamos.

»Pedro, provavelmente algumas vezes já pensou coisas más de outras pessoas. E, por acaso alguma vez não pensou que você é melhor do que os outros? Isso é o que chamamos de orgulho e inveja. Tomemos o exemplo de um pavão real para representar o orgulho, porque como você sabe, o pavão real é uma ave muito orgulhosa.

»Pedro, alguma vez tem tido dificuldades e tem feito coisas que você sabia que estavam mal feitas?

Tomemos o exemplo de um bode para representar este pecado, porque o bode é um animal negligente e sem controle.

»Ao comer, faz isto com excesso? Usemos o porco como símbolo para representar a glutonaria.

»Pedro, tem prestado atenção alguma vez aos contos indecentes e tem falado mal de outras pessoas ou tem escutado intrigas? Isto é pecado. Coloquemos aqui a imagem de um sapo para que represente as coisas indecentes e a intriga.

»As vezes não queremos reconhecer que há inveja ou engano em nossos corações. Ilustraremos o engano e a inveja com uma víbora que se retorce.

»Fica enfurecido e quer fazer o mal ao teu próximo e vingar-se do mal que ele te fez? Este tigre representa a ira e a vingança.

»E, não é verdade que algumas vezes você se sente indisposto e não gosta de obedecer quando te mandam fazer algo bom? Poderíamos usar esta tartaruga lenta e incapaz para representar esses momentos em que fez um trabalho de má vontade.

Ai!, senhor crente, creio que eu tenho todos estes pecados no meu coração. Como poderei deixá-los por completo?

Quando todos estes pecados estão em nossos corações, Satanás reina ali e não podemos ter verdadeira alegria nem verdadeira paz. Mas Deus que está nos céus vê tudo e o anjo que agora coloco aqui para representar a graça de Deus quer que você esteja disposto a escutar a palavra de Deus.

»Deus enviará a seu Espírito Santo para que te ajude a entender a sua palavra. Pedro, o Espírito Santo é quem transforma os nossos corações e nos guia pelos caminhos de Deus. Sendo assim, agora temos esta ilustração da pomba que representa o Espírito Santo.

»Pedro, o teu coração experimenta algo maravilhoso quando Deus toma o controle dele por meio de seu Espírito Santo.O teu coração pode converter-se num coração novo e limpo pelo sangue do Senhor Jesus Cristo. Pedro, se você estiver disposto a confessar os teus pecados e pedir a Deus que pelos méritos de Jesus perdoe os teus pecados, ele pode fazer com que o teu coração seja como se nunca tivesse pecado. Fará isto, Pedro, agora mesmo?

Pedro, humildemente e com lágrimas em seus olhos, fez uma confissão dos pecados aos quais o crente havia se referido. Ele pediu a Deus que pelos méritos de Jesus, lhe perdoasse todos os seus pecados e limpasse por completo o seu coração. Enquanto que pelo seu rosto ainda corriam as lágrimas, Pedro disse ao humilde crente que ele se sentia agora muito diferente, com um estranho calor em seu interior, e que tudo lhe parecia maravilhoso. O homem explicou-lhe pacientemente que isso se chamava “paz”. Então o homem lhe disse:

Quão maravilhoso é saber que a graça de nosso Senhor se encontrava próxima de você! O Espírito Santo estava lutando para entrar no teu coração. Quando você se arrependeu e confessou os

teus pecados, Jesus entrou e a luz do Espírito Santo inundou o teu coração. Então todos estes pecados de orgulho, impureza, devassidão, ira, vingança, contos indecentes e coisas parecidas

não puderam permanecer em teu coração nem um minuto mais.

Pedro não pode explicar de momento o que lhe havia ocorrido. Por isso o homem pegou uma Bíblia e continuou dizendo-lhe:

Neste livro maravilhoso, que é a Bíblia, podemos ler o seguinte: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa”. Pedro, o teu coração é uma casa com uma só porta. Antes, você guardava aí dentro do teu coração um montão de pecados feios e sujos. Foi Jesus a quem ouviu bater na porta. Pedro, ele não podería entrar a menos que

você abrisse a porta para ele, porque a chave da porta do teu coração está no teu interior. Você abriu a porta quando esteve disposto a se arrepender e a confessar os teus pecados. Agora Jesus entrou e está vivendo e morando aí dentro do teu coração.

»Pedro, o teu coração agora é completamente diferente. Os pecados que haviam feito com que o teu coração fosse sujo e feio, já desapareceram.

Agora o teu coração está cheio do Espírito Santo. Em vez de sentir ódio pelos outros, agora notará que ama a todo o mundo.

»O mesmo olho de Deus, que tudo vê, também observa a você constantemente. Antes, este mesmo olho de Deus estava procurando com amor e ansiedade salvar ao teu coração pecador. Agora está cuidando zelosamente do teu coração para protegê-lo dos dardos de fogo do inimigo.

»Pedro, o Senhor Jesus Cristo vive e habita agora no teu coração. Não é isto maravilhoso? Você obedeceu a Deus e agora Jesus se alegra em morar no teu coração. Jesus é muito bondoso e fiel. Ele está ansioso para ser teu amigo e companheiro constante. O Senhor quer compartilhar com você os teus momentos de alegria e ajudá-lo a carregar as tuas dificuldades e as tuas penas.

»Pedro, agora que possui um coração transformado e tem aceitado a Jesus como o teu Salvador, você pode considerar-se crente. Agora cabe a você batizar-se como Jesus ordenou. Assim como é necessário que se alimente todos os dias e tenha o teu corpo saúdavel e forte, assim também é preciso que alimente ao teu coração para continuar crescendo como crente. Algumas vezes dizemos “alma” em lugar de “coração”. O alimento necessário para manter viva a tua alma e para que continue crescendo é a Bíblia, que é a palavra de Deus.

»Quando se alimenta da comida natural, o alimento entra no teu corpo. Agora como crente guarde dentro do teu coração a palavra de Deus. Ela faz com que a tua vida espiritual cresça e que não peque.

»Lembre-se que Deus é o teu Pai celestial. Ele deseja que fale com ele. Falar com Deus é o que chamamos de “oração”. Falamos com ele como se estivéssemos falando com nossos pais terrenos.

»Assim como Deus sempre cuida de você, Satanás está pronto em todo momento para fazê-lo cair em pecado. Pedro, cada vez que Satanás tentá-lo, você deve lembrar do que terá que fazer para que não caia no pecado: Deve procurar a ajuda de Jesus, lendo a palavra e orando a Deus.

»Se em algum momento deixar de ter o teu coração cheio da palavra de Deus e deixar de ter uma estreita comunhão com ele, Satanás estará pronto para tentá-lo e fazer com que volte a ser ciumento, que se enfureça, que pense em coisas impuras e que escute as intrigas. Satanás ficará contente quando você se descuidar porque assim ele poderá introduzir outra vez no teu coração todos estes pecados e muitos mais.

»Pedro, quanto mais próximo estiver de Deus e mais comunhão tiver com ele, mais forte estará para resistir a Satanás quando vier para tentá-lo. É como se estivesse numa guerra. Para vencer ao inimigo, você terá que cingir os teus lombos com a verdade, terá que vestir a couraça da justiça e terá que calçar os teus pés com o equipamento do evangelho de paz. Assim poderá continuar vencendo a Satanás. Cada dia, ao andar com Deus e falar com ele por meio de Jesus Cristo, Pedro experimentou mais alegria e mais paz. Ele se deu conta do quanto Deus realmente o amava. Pedro compreendeu o preço tão grande que foi pago para que ele pudesse pertencer a família de Deus.
________________________________________________

Moças ou rapazes, homens ou mulheres, hoje Jesus está tocando a porta do teu coração. Da mesma maneira que ele entrou no coração de Pedro e o transformou, assim também ele pode fazer

coisas maravilhosas por você. Hoje é o dia indicado para que você se arrependa e permita que Cristo seja aquele que mande na tua vida. Jesus sofreu a terrível agonia da cruz por você.

Ele poderia ter descido da cruz, mas deu a si próprio em sacrifício porque queria salvar a você.

Três dias depois da sua morte e sepultamento, ele se levantou dos mortos, vencendo ao pecado, a morte e ao inferno.

Esperar mais tempo para decidir é perigoso. A enfermidade e a morte ameaçam a cada momento; ninguém pode estar seguro do que ocorrerá amanhã. Caso morra sem Cristo, então, estará perdido e separado de Deus por toda a eternidade.

Ao contrário, se te arrepender e se te converter em cristão, você poderá morrer em Cristo e viver com ele para sempre. Então o louvará naquele lugar onde nunca teremos fome nem sede e onde não há enfermidades nem morte. Peça hoje a Jesus que venha ao teu coração e habite nele. Batize-se e una-se a uma igreja obediente a Cristo. Ele te dará uma alegria e uma paz que nunca antes tinha conhecido.


Vem, Salvador; vem, Salvador,

Oh vem, Salvador, para a minha alma;

Venha sem demora, venha habitar,

Oh vem, Salvador, para a minha alma.

Meu coração todo te dou,

Te rogo, limpe-o, Cristo;

Venha, tome-o, venha, habite nele,

Desde hoje e para sempre, Cristo.

Imprimimos este tratado com a permissão de “Bible Literature Internacional”

www.primitivechristianity.org

www.elcristianismoprimitivo.com

www.ocristianismoprimitivo.com

I exhort you that ye should earnestly contend for the faith which was once delivered unto the saints.  Jude 1:3

Me ha sido necesario escribiros amonestándoos que contendáis eficazmente por la fe que ha sido una vez dada á los santos. Judas 1.3

Tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 1:3