Se tiver medo de envelhecer

Quando o outono chega, as folhas verdes e tenras da primavera mudam de cor. O seu labor, a produção de alimentos, foi completada durante o verão. Cores de tons brilhantes, amarelos, alaranjados e roxos, dão ao outono uma beleza comparável ao  verde da primavera.

Igualmente no homem, a beleza e o vigor da produção juvenil, gradualmente se transforma na beleza da madurez - os cabelos brancos, a experiência, o sábio conselho. Qual destas etapas da vida é a mais bela?

Quando somos crianças, queremos ser maiores de idade. Queremos dirigir  automóveis, trabalhar e nos casar. Na nossa sociedade, estas coisas são vistas como acontecimentos importantes. E na realidade são naturais e bons. Por que, então,  encaramos o envelhecer (parte do processo natural da vida) como algo não desejável?

A maioria de nós gostaria de retardar o envelhecimento. Gastamos muito em cremes, maquiagens e pinturas.

Por que não queremos envelhecer? A sociedade em que vivemos aprecia a juventude e a beleza exageradamente. Temos a impressão de que o envelhecer reduz o nosso valor como pessoa. É certo isto? Claro que não!

Mas temos medo de ser inúteis. Tememos não poder fazer as coisas por nossa própria conta. Tememos a dor e as limitações que acompanham o envelhecimento. Tememos o final da vida.

Haverá algo que possamos fazer para poder receber o envelhecimento como a um amigo em vez de resistir a ele como a um inimigo?

Sim! Deus diz: "Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça" (Provérbios 16:31).

Vejamos estes temores do ponto de vista de uma vida justa.


A INUTILIDADE

Deus não quer que estejamos parados nem que sejamos inúteis em nenhuma etapa de nossas vidas. "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos" (Salmo 92:12-14).

O nosso mundo necessita do conselho e do ponto de vista dos de idade avançada.

"Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento" (Jó 12:12). As mulheres idosas, especificamente, foram instruídas a ensinar as mais jovens para que sejam boas esposas  e mães (Tito 2:4).

O nosso mundo necessita de orações. "A oração feita por um justo pode muito" (Tiago 5:16). Os idosos tem mais tempo para orar pelos líderes, pelas igrejas e pelas  famílias.

O nosso mundo necessita de ânimo. "Louvai ao SENHOR desde a terra . . . velhos. ." (Salmo 148:7, 12). Quando falamos da bondade de nosso Deus, animamos aos demais.

Dê o teu conselho, a tua oração, o teu ânimo e o teu louvor!  A tua vida não tem por que ser inútil!


AS LIMITAÇÕES

Deus diz, "E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei" (Isaías 46:4). Deus nos ama. Tudo o que ele permite que nos aconteça é para o nosso bem e para a sua glória. Sabemos que mais bem-aventurado é dar do que receber. Nenhum de nós se agrada em depender de outros, mas devemos aprender a receber de outros agradecidamente aquelas coisas de que necessitamos. Permita, alegremente, que outros experimentem a bênção de dar!


A DOR

Deus nos diz que o padecimento produz a paciência, a paciência nos aperfeiçoa e nos torna completos (Tiago 1:2-4). Clame ao Senhor: "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força" (Salmo 71:9). O seu poder se aperfeiçoa na nossa fraqueza (2ª Coríntios 12:9). E "ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia" (2ª Coríntios 4:16).

Este corpo é passageiro. O que realmente valemos está dentro de nós. "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas" (2ª Coríntios 4:18). Quando este corpo deixar de existir, o nosso espírito continuará vivendo. Fixemo-nos no eterno!


A MORTE

Assim como as folhas murcham, o nosso corpo decai, morre e regressa a terra. Como podemos nos preparar para o final do processo de envelhecimento? Como podemos enfrentar esta etapa final sem medo?

A morte é a entrada para a eternidade. Deus quer que desfrutemos desta eternidade  com ele. Uma eternidade sem dor, sem limitações, sem envelhecimento, sem morte. Deus tornou isto possível.

Para gozar desta eternidade com Deus, temos que arrepender-nos de todos os pecados que temos cometido contra um Deus santo, colocar a nossa fé em Cristo Jesus e  receber a vida eterna. Prepare-se para se encontrar com o teu Deus! Arrependa-se e  creia!

Não importa quanto tempo tenha vivido ou quanto tempo lhe resta para viver. O  tempo de preparar-se para a velhice é AGORA!

A velhice pode ser bonita. A velhice pode ser boa caso viva no caminho da retidão.

Você está no caminho da retidão?


Se Deseja a VIDA ETERNA

A Provisão

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" (João 3:16).

"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1ª João 5:12).

"Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Romanos 8:32).

A Condição

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:36).

"Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9:23).

Receba a Cristo

Para receber a Cristo, o Filho de Deus, como teu Salvador e Senhor, terá que deixar a tua vida passada, renunciar a tua própria vida, crer no Senhor Jesus Cristo como teu  Salvador pessoal e começar a segui-lo. Também deverá unir-se a um grupo de crentes cristãos que creia e pratique o que a Bíblia ensina.


Os textos bíblicos citados neste artigo fazem parte de:

A Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida,  (ACF)

Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil  - Copyright  © 1994,1995

 

CDNeyra – Maio/2007